Go to Home  
 

Atlântida

Gigi del Machio nasceu em Piombino, na Itália, em 06/03/1919. Filho de Carlo del Maschio e Antonietta Lezzari. Em 1947, imigrou para o Brasil.

Documento de Entrada no Brasil de Gigi del Machio

 

Em 21/09/1951, Gigi del Maschio fundou a empresa Del Maschio & Pasini, juntamente com outro italiano, Pasini Bruno. 

 

A empresa tinha seu endereço na Rua Jumana 71, no bairro da Mooca, na cidade de São Paulo. Em 22/04/1952, obteve a Declaração de Registro de Firma na Junta Comercial de São Paulo, sob o número 142.007.

                             

Em 20/06/1952, com a entrada dos novos sócios brasileiros, José Sartoris Warne e Cecil do Amaral Bradfield, a empresa altera o seu nome para Artefatos de Metal e Borracha M.W.B Ltda. O sócio Pasini Bruno se retira da sociedade e o novo endereço da empresa passa a ser na Rua Tabajaras 556, também na Mooca. na cidade de São Paulo. A atividade da exercida pela empresa era a indústria e o comércio de artefatos de metal e de borracha em geral, e, especialmente, o de máscaras, escafandros e nadadeiras.

Gigi del Machio era o responsável pela secção industrial da empresas, enquanto José Sartoris Warne se dedicava à secção comercial e Bradfield se ocupava do setor administrativo.

Gigi del Machio era uma pessoa extremamente engenhosa e desenvolveu novos produtos destinados ao uso no combate a incêndios e na atividade subáquatica do mergulho livre e autônomo. Desenvolveu e fabricou extintores, máscaras, mangueiras, compressores, etc.

Também foi um apaixonado por caça submarina e acabou perdendo a visão de um olho em um acidente com um arpão durante um mergulho.

Em 04/03/1955, Gigi del Maschio retira-se da sociedade.

Em 17/02/1956, Gigi del Maschio funda a empresa Del Maschio & Cia Ltda, mas não chega a operá-la oficialmente.

A empresa J. Braga Pinto & Cia Ltda, cujo sócios eram Juracyr Braga Pinto e o italiano Vincenzino Certo, foi fundada em 23/08/1966, na Rua Fernandes Moreira 977, no bairro de Santo Amaro, em São Paulo, adquiriu os direitos de produção dos reguladores de mergulho e para uso em combate à incêndios.

Em 1967, retira-se da sociedade o senhor Vincezino e entra a esposa de Juracyr, a senhora Conceição Giraldes Braga Pinto. A atividade da empresa era de indústria e comércio de artigos para esportes sub-aquáticos, a fabricação de extintores de incêndio e máscaras para proteção para a indústria em geral.

Em 27/06/1968, a denominação da empresa passa a ser Atlântida Indústria Metalurgica Ltda, que funcionou na Rua Fernandes Moreira 977, na zona sul da cidade de São Paulo.

 

Sobre a Patente

A Patente inicial do regulador de mergulho brasileiro foi requerida em 1953 pela empresa Artefatos de Metal e Borracha M.W.B Ltda, de propriedade de Gigi del Maschio.

O Escafandro Autônomo Atlândida, regulador brasileiro desenvolvido pelo italiano Gigi del Machio, teve a sua Patente 47.454 concedida em 13/05/1955.

Era um regulador de simples estágio, upstream, com corpo totalmente de plástico. Acreditamos ser o primeiro regulador de plástico injetado a ser fabricado no mundo.

 

              

                                                       

O escafandro Atlândida era comercializado com um cilindro de 10 litros, que tinha capacidade para 1.500 litros de ar a uma pressão de 150 atmosferas.

Os reguladores eram fabricados em várias cores e com as plaquetas ATLÂNTIDA GIGI DEL MASCHIO e ATLÃNTIDA.

 

      

A empresa inicial de Gigi del Maschio possuia uma linha completa de fabricação de equipamentos de mergulho: Máscaras, nadadeiras, snorkel, bocal (mouthpiece), mangueiras, armas de caça sub, compressores, manômetros, etc. Desenvolveu e fabricou, equipamentos para usos pelos bombeiros e, também, de uso comercial e industrial no combate e prevenção de incêndios.

 

 

As plaquetas dos reguladores tiveram alteração em virtude destas mudanças relatadas.

 

Gigi del Maschio 1

Gigi del Maschio 2

Gigi del Maschio 3

Ind. Metalurgica 1

Ind. Metalurgica 2

Ind. Metalurgica Chrome

J. Braga Pinto 1

J. Braga Pinto 2



 
Apoio   Scuba Point Facebook

 
Terms of Use Copyright © CG-45 Collection     -     All Rights Reserved Contact