Go to Home  
 

Demone

O regulador "double hose" Demone Mark II foi produzido de 1962 a 1965 pela Demone Manufacturing Company., Oak Lawn, Illinois. A empresa foi fundada por Al O'Neill e Bob Dempster. (1) (2)

Basicamente, o Demone Mark II é um duplo regulador single hose Mark I. Além disso, apresenta um sistema de mangueiras mais rígido que os demais reguladores double hose. Apesar da proteção extra oferecida pelas mangueiras corrugadas, o acúmulo de areia e sal é inevitável, o que pode acarretar um esforço ainda maior do mergulhador para a exalação do ar através da mangueira de exautão. (2)

 

 

O marketing de vendas do regulador afirmava que o Demone era o primeiro regulador hidrodinamicamente projetado. Ele possuia dois segundos estágios. Um funcionaria de backup se o outro falhasse. Duas mangueiras finas da mesma configuração de mangueira utilizado no regulador single hose MARK I, de fabricação da empresa, estavam inseridas nas mangueiras corrugadas. As bolhas exaladas eram levadas para a parte de trás da cabeça do mergulhador. (1) 

 

 

Este foi um dos pontos negativos deste modelo de regulador: A exalação era dificultada, pois o mergulhador fazia um grande esforço para transportar o ar exalado pelo espaço morto da ondulada mangueira de exalação. Obviamente, neste caso, o design passou na frente da engenharia! O regulador tentou trazer as vantagens de um regulador de mangueira única para os amantes dos reguladores double hose usados por Mike Nelson. Apesar de seu design elegante, não durou muito no mercado. (1)

 

 

 

Fonte: 

1. http://www.sandiegodiving.com/education/items/13.html

2. Basic Scuba by Fred M. Roberts (1963)

 

Mark I #J433

Mark II #D260

 Mark II #J382



 
Apoio   Scuba Point Facebook

 
Terms of Use Copyright © CG-45 Collection     -     All Rights Reserved Contact