Go to Home  
 
L.G. Arpin Company

A empresa L.G. Arpin Co. foi fundada por Bill Arpin e Paul Arnold, na cidade de West Caldwell - New Jersey. A empresa projetou e produziu um dos primeiros reguladores originalmente americano: o DivAir.

No início de 1954, a L.G. Arpin Company fechou acordo de distribuição do regulador para os EUA com a empresa Diving Corporation of America (DCA), localizada em Miami. A DCA era uma das mais antigas e maiores lojas de equipamentos de mergulho dos EUA.

 

 

 

O primeiro material publicitário do DivAir, produzido pela DCA, foi publicado na revista Skin Diver de julho de 1954. 

No verão daquele ano, Ed Fisher permaneceu 24 horas mergulhando com um exemplar do regulador double hose DivAir e estabeleceu um novo recorde. O feito foi explorado pela DCA em publicidade na Skin Diver de setembro de 1954, que no mês subsequente fez uma matéria sobre o mergulho.

No final de 1954, a L.G. Arpin fecha um novo acordo de distribuição dos reguladores DivAir com a empresa Healthways, de Los Angeles - California. A empresa DCA continuou a efetuar o o marketing do DivAir até o final de sua produção.

 

           

 

A produção do DivAir foi feita durante os anos de 1954, 1955 e 1956. A L.G. Arpin efetuou várias modificações no regulador durante este período, principalmente no material utilizado na fabricação do corpo do regulador Foram utilizados bronze, alumínio e plástico. O regulador de alumínio aparece no catálogo da Healthways de janeiro de 1955. A versão em plástico apareceria no final de 1955, sendo fabricada por apenas um ano (até o final de 1956).

 

           

 

Em janeiro de 1957, a Healthways introduziu o regulador double hose SCUBA. Este novo regulador, projetado por Sam Lecocq, provocou a descontinuidade do DivAir. A L.G. Arpin Co. parou a fabricação do DivAir e todo o estoque de peças foi vendido para a empresa Unity Service of Jersey City, que continuou a prestar assistência técnica para o DivAir até o final do estoque de peças.

 

 

Não existem nos catálogos, nos manuais ou nos materiais publicitários qualquer menção sobre classificação dos modelos produzidos do DivAir, seja por LETRAS ou por NÚMEROS. O que existe na bibliografia são as melhorias e novidades de cada modelo.

A L.G. Arpin colocou as letras "A", "B" e "C" posicionada antes dos números de série para identificar um desenho ou tipo de produção específica. A saber: "A" para a primeira série de reguladores produzidos, "B" para a segunda série de reguladores e "C" para a terceira série. Mas, por algum motivo desconhecido, o uso das letras, nos prefixos da seriação númerica, foi cessado quando o corpo em plástico foi introduzido.

Acredita-se que o Departamento de Assistência Técnica  da L.G. Arpin usava a terminologia MODELO A, B, C, E ou F para facilitar na identificação de partes e peças dos vários modelos de reguladores. A Healthways e a Unity Service também usavam este sistema. 

Ed Larochelle, colecionador e historiador americano, propõe uma classificação para os vários modelos produzidos, baseado nestas terminologias.

Os mecanismos internos dos vários modelos eram os mesmos. Um sistema de estágio único do tipo Upstream Push-to-Open Diaphragm Operated.

 

 

Os números de série seguem uma ordem cronológica do início da produção em 1954 até o seu final em 1956, o que facilita muito na determinação da data de produção de um determinado modelo. 

 

DIVAIR MODEL "A" - 1954

Este modelo do DivAir possuia um corpo de bronze fundido revestido de níquel e pesava, aproximadamente, 1,3 kg.

O desenho do lado superior (front cover) era diferente de todos os outros modelos. A cobertura frontal apresentava uma cavidade adicionada em cada uma das três ranhuras onde os parafusos estavam fixados. Na produção dos outros modelos, as cavidades foram removidas. 

 

 

No label / rótulo estava a inscrição DISTRIBUITED BY DIVING CORP. OF AMERICA - MIAMI - FLORIDA. O parafuso do yoke apresenta uma cabeça hexagonal, o que permitia o uso de uma chave inglesa para uma melhor fixação do regulador na válvula do cilindro (Vale lembrar que em 1954 a válvula do cilindro usavam uma arruela plana de nylon para a vedação).

 

  

O mecanismo de reserva apresenta um botão redondo que podia ser alcançado sobre o ombro direito do mergulhador e era ativado por um movimento de empurrar-torcer. Os horns/ chifre são de uma polegada de diâmetro, do tipo "smooth",  sem os lábios/saliências na borda do horn que ajudava a bloquear as mangueiras (este é o motivo do porquê alguns reguladores são achados com as mangueiras coladas nos horns).

 

 

As mangueiras pretas utilizadas eram excedentes de máscaras de gás da segunda guerra. Sendo uma extremidade com 1" e a outra com 3/4". Pequenas válvulas non-return estão presentes em ambas as mangueiras, próximas dos horns. O conjunto de mouthpiece é de latão cromado do tipo "T", com diâmetro de 3/4" e um bocal branco com uma pequena correia para fixação no mouthpiece "T". Abraçadeiras do tipo tinnerman fixavam as mangueiras.

 

 

Acredita-se numa produção de pelo menos 2.000 reguladores double hose DivAir Model A, no período de início de 1954 até setembro de 1954. Os reguladores deste modelo apresentavam a letra "A" no prefixo da númeração serial.

 

DIVAIR MODEL "B" - 1954

Com raras exceções, o DivAir Model B é o mesmo regulador do Model A.

O label / rótulo agora não era mais da cor bege, e sim da cor azul, onde constava a inscrição DISTRIBUTED BY HEATHWAYS, LOS ANGELES, CALIFORNIA. 

 

 

A Healthways desenvolveu um novo set de mangueiras, chamada de AIR-FLO, que era extensível de 9" à 63". O diâmetro da nova mangueira possuia 1" nas duas extremidades, o que levava que o mouthpiece - agora de latão niquelado - do tipo "T" também tivesse diâmetro de 1". Apesar de a maioria dos DivAir Model B usar este set de mangueiras e mouthpiece, é possível que no início da distribuição pela Heathways fossem utilizadas as mangueiras pretas e antigos mouthpieces. As abraçadeiras continuavam do tipo tinnerman.

 

 

No final da produção do DivAir Model B, o botão da reserva teve alteração de seu formato - mudou da forma redonda para a hexagonal.

Acredita-se que não mais de 500 reguladores double hose DivAir Model B - com o prefixo "B" nos números de série - foram produzidos no período de outubro de 1954 até o final do ano.

O Divair Modelo “A” e "B"  sofriam muito com a eletrólise devida ao uso de metais diferentes na sua construção.

 

DIVAIR MODEL "C"- 1955

Este modelo apresenta um corpo moldado em alumínio anodizado na cor azul clara. A mudança de material no corpo do regulador reduziu o seu peso para quase 800 gramas.

 

 

Outras mudanças com relação aos modelos "A" e "B" são:

    - A parte cromada superior do regulador (front cover) apresenta um desenho diferente;

 

- O parafuso do yoke não mais apresenta uma cabeça sextavada, adquirindo um formato arredondado;

 

 

- O diâmetro dos horns/chifres são agora de 1 1/8" a apresentam um "lábio"/saliência em suas extremidades que ajudam na fixação das mangueiras;

 

 

- As mangueiras continuam do tipo AIR-FLO, com o mesmo conjunto de mouthpiece/bocal do Modelo "B";

- As válvulas non-return foram realojadas nas outras extemidades das mangueiras, do lado do mouthpiece e aumentaram de tamanho;

- O mecanismo de reserva é uma alavanca de 2" de comprimento, apontado para cima e com acionamento através de um movimento lateral. A sua localização é a mesma dos Modelos "A" e "B" (acionada por de trás do ombro direito do mergulhador). O label azul permanece o mesmo do Modelo "B";

 

 

Acredita-se numa produção de 6.200 reguladores do Modelo "C", provavelmente se iniciando na numeração 2.501. A fabricação do DivAir Model "C" foi de janeiro de 1955 à outubro/novembro de 1955.

O DivAir também foi comercializado com a Full Face Mask Medusa, que era vendida separadamente.

 

       

 

DIVAIR MODELS "E e "F" - 1956

Nestes modelos o corpo do regulador passa a ser fabricado com plástico de alto impacto. O peso do regulador se reduz para apenas 680 gramas.

 

 

 

O mecanismo reserva é rotacionado em 90o., através de um movimento de cima para baixo. O acionamento podia ser feito através de uma haste, que se localizava do lado direito do cilindro, com um simple puxão. Uma plaqueta com instruções para uso da válvula reserva foi adicionada na parte inferior - lado de trás - do regulador.

 

 

O label / rótulo permaneceu inalterado, mas a numeração serial não mais continha a letra "C", nem outra letra como prefixo. As mangueiras e o mouthpiece eram os mesmos do Modelo "C". Em algum momento nos primeiros quatro meses do ano de 1956, o conjunto de mouthpiece passou a ser do tipo Hope Page, com válvulas internas non-return.

 

 

 

O DivAir Model "F" é o mesmo regulador double hose do DivAir Model "E", com exceção das mangueiras e do diafragma. As mangueiras agora são mais próximas das mangueiras pretas padrões, como as usadas nos reguladores da DACOR, com diâmetros de 1 1/4" nas duas extremidades.

O desenho do diafragma mudou significativamente. O antigo disco grande de metal para um disco pequeno de fibra. O formato do diafragma também mudou.

 

 

Acredita-se numa produção de 7.000 reguladores dos modelos "E" e "F", cuja fabricação ocorreu no período de dezembro de 1955 até o final de 1956.

A Healthways e a Unity Service ofereceram um upgrade para os proprietários do DivAir Model "C", como garantia de problemas que este regulador apresentava em decorrência do alumínio (corrosão e eletrólise), que eram substituidos pelos novos modelos de plástico. Isto explica porque existam modelos do DivAir com corpo de plástico com o número de série se iniciando com a letra "C". Também foi oferecido um upgrade para o novo modelo de diafragma para qualquer dos modelos de reguladores com diafragma antigo.

 

 

Fontes:

(1) http://www.internationallegendsofdiving.com/Articles/icorn_090808.htm

(2) The Journal of Diving History #71 - The Divair Regulator - A Collector's Review by Ed Larochelle

(3) Basic Scuba by Fred M. Roberts

 

DivAir Prototype

DivAir Model A

DivAir Model B

DivAir Model C

DivAir Model E

DivAir Model F



 
Apoio   Scuba Point Facebook

 
Terms of Use Copyright © CG-45 Collection     -     All Rights Reserved Contact