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US Divers - Informações Gerais 1

A FAMÍLIA US DIVER MISTRAL - Tradução do artigo http://vintagedoublehose.com/vdh-manuals/mistral.pdf

No início de 1950, Emile Gagnan e seu assistente trabalharam para eliminar o sistema de redução de pressão de dois estágios que estava em uso desde a produção comercial do CG45 em 1946. Ele desenvolveu um regulador que reduzia a pressão do cilindro para a pressão ambiente em um único estágio.

A simplificação para um estágio levou a uma redução significativa no número de peças e uma consequente redução do custo de fabricação.

Este sistema foi baseado em um sistema Venturi, que era disparado pelo esforço inicial inalatório do mergulhador que resultava em um poderoso fluxo livre de ar (free-flow). Este fluxo tenderia a parar com qualquer pressão contrária que se iniciava com a exalação da respiração do mergulhador.

Em 1955, foi concedida a patente para "Aparelho de Circuito Aberto de Respiração" – (“Open Circuit Breathing Apparatus”).

Esta patente resultou em uma série de reguladores.

 

São eles:

  • DX OVER-PRESSURE (1955-1957);
      
  • DW STREAM-AIR (1956-1957);
     
  • JET AIR (Dois Modelos: DY BROWN ou DY BLACK PHENOLIC - 1956-1957 e o 1020 BLACK CYCOLAC - 1961-1963);
     
  • 1008 MISTRAL DW (1958-1970); - 1054 ROYAL MISTRAL (1965-1967).

 

A série de números listados para cada modelo foi fornecidos por Mike Ovanessian, que se mostra em conformidade com os registros dos reguladores da US DIVERS.

 

O DX OVER-PRESSURE

Caracterizado pela sua placa de identificação amarela e rebitada, o DX OVER-PRESSURE foi o primeiro dos reguladores de Cagnan desenvolvido em um único estágio.

O lado da placa de identificação (label) era de cromo brilhante (shyne) e o lado do yoke era de cromo acetinado (satin).

Como curiosidade, o exhaust horn (chifre de exaustão) era removível. Este foi o último modelo da US Divers a utilizar esse recurso. As placas de identificação (labels) foram numeradas em série, com alguns mantendo o endereço da Broxton Ave [números de série de 30.020 à 36.421], e, posteriormente, com o novo endereço da 11.201 West Pico Blvd. [números de série de 38.090 à 42.760].

Quando o DX OVER-PRESSURE foi introduzido, o ar era canalizado diretamente ao bocal (mouthpiece) por meio de um pequeno tubo venturi no interior da mangueira de alimentação do regulador. A mangueira de pequeno diâmetro terminava em um pequeno bico de metal afixado no interior de um bocal de metal tipo “T”. O bico ou jet apontava o fluxo de ar na direção do bocal do mergulhador.

A principal característica com este mecanismo era de que o ar tendia a fluir com grande velocidade e alguns mergulhadores achavam esta característica censurável para este sistema. A montagem das mangueiras para este modelo inicial consistia em mangueiras separadas e um bocal de metal.

Muitos dos DX OVER PRESSURE foram convertidos, substituindo o encaixe da mangueira de pequeno diâmetro por um bico com orifício venturi no corpo do regulador.
Modelos posteriores foram montados com mangueiras pretas e um bocal reto com grampos pretos do tipo Tinnerman, possivelmente durante a conversão foi utilizado o novo Bico Venturi Mistral (Mistral Venturi Nozzle), ou um up grade para um bocal com válvulas de retenção.

Após o DW 1008 Mistral que foi introduzido em 1958, foi feito um upgrade de fábrica com o novo bico Mistral (1958-1970). Quando isso foi feito um adesivo “Mistral” que foi afixado no corpo do regulador, do lado da etiqueta de identificação.

 

O DW STREAM AIR 

Em 1956, a US DIVERS CORPORATION lançou o segundo de seus reguladores de estágio único com base no projeto de Emile Gagnan. Foi o DW STREAM AIR (1956-1957) [Números de Série de 62.024 à 76.192].

O DW STREAM AIR tinha uma nova placa de identificação, de cor vermelha e, para fixação. Ele possuia duas abas que ficavam inseridas e curvadas para dentro de duas pequenas aberturas no corpo do regulador.

O uso do bico venturi conectado a uma pequena mangueira interior no DX OVER PRESSURE não foi amplamente aceito pelos mergulhadores. Então Gagnan inventou um bico diferente que permitiu que a alta velocidade do jato de ar Venturi passasse a ser controlável. Reduzindo o tamanho do orifício “jet” o fluxo era forte, mas não excessivo. Ele também rotacionou o corpo do bloco de modo que o bico não mais estava apontado para o centro da mangueira de inalação, mas ligeiramente para o lado. Ao fazer isso, parte do fluxo do jato de ar batia na borda interna do chifre de inalação, o que causava certa turbulência de ar dentro do corpo do regulador (“cans”) e isso ajudava o diafragma a retornar para sua posição original.

O DW STREAM AIR foi equipado com mangueiras pretas, um bocal reto preto e braçadeiras do tipo Tinnerman.

Uma vez que o Orifício Mistral Venturi (Bico - NOZZLE) se tornou disponível, muitos STREAM AIRs foram convertidos e o adesivo Mistral foi adicionado ao lado da etiqueta de identificação no corpo do regulador.

 

O JET AIR (DY e 1020)

Em 1956 e novamente em 1961, um regulador com base no mecanismo interior do DW STREAM AIR foi comercializado. Foi o JET AIR. As duas versões eram basicamente as mesmas, exceto pelo material no corpo do regulador. O DY AIR JET de 1956-1957 foi construído de compostos fenólicos (resinas sintéticas termofixas) em preto e marrom.
Os corpos dos reguladores 1020 JET AIR de 1961-63 foram foi feito de Cycolac (resina termoplástica ABS - Acrilonitrila-Butadieno-Estireno) preto.

O DY JET AIR foi desenvolvido como uma versão robusta e de baixo custo do STREAM AIR. O rótulo, no caso, foi moldado.

Os JET AIRs fenólicos marrom e preto utilizavam mangueiras pretas, bocal em linha reta, e abraçadeiras do tipo Tinnerman.

O 1020 JET AIR foi reintroduzido em 1961. Como era um regulador de baixo custo, foi muito utilizado em escolas de mergulho e para locação nas lojas. O 1020 JET AIR tinha uma etiqueta adesiva preta e branca. Eles foram fabricados com mangueiras amarelas e um bocal reto e preto. Para abraçadeiras foram aperfeiçoada as braçadeiras de nylon. Um número de série foi estampado na parte traseira de metal no corpo do regulador [números de séries de 1.640 à 3.920].

 

O 1008 DW MISTRAL

Gagnan não estava satisfeito com o resultado de suas modificações de um estágio. O sistema DX com a mangueira interna pequena venturi, não era adequado. A mudança para o bico Venturi do DW era melhor, mas ele queria um único estágio que, idealmente, soprasse como o vento e menos como um furacão (Como um MISTRAL, um vento forte vindo do norte da França).

Ao alterar um conjunto de variáveis, ele foi capaz de produzir um regulador que fornecesse o ar abundante com o menor esforço e que parasse, instantaneamente, quando o mergulhador começasse a exalação.

Este orifício do MISTRAL é apontado para baixo do centro da mangueira de entrada. Com a demanda do mergulhador, o ar entra pelo orifício do regulador – chamado ar de entrada. O fluxo de ar é dividido em correntes de ar primário e secundário, através de pequenos orifícios Venturi no corpo da peça. O ar primário é dirigido para baixo na mangueira de alimentação diretamente para o mergulhador. O ar secundário flui para a parte de trás do corpo do regulador e, portanto, iria parar de fluir no instante em que a menor pressão contrária fosse percebida.

O MISTRAL continuou o uso do rótulo amarelo como os utilizados no DX OVER PRESSURE. As etiquetas de identificação dos reguladores mudavam de acordo com as mudanças de endereço das operações da US DIVERS.

Os reguladores MISTRAIS com endereço da 11.201 West Pico Boulevard tinham números de série de 100.004 à 118.953, os reguladores com yoke curto de endereço 3323 West Warner Avenue (pré-1967) tinham números de séries de 120.065 à 205.758 e Warner com yoke longo tinham números de série de 206.744 à 210.075.

O MISTRAL foi equipado com mangueiras pretas, um bocal reto e preto, e braçadeiras do tipo Tinnerman em 1958. Em 1959, o MISTRAL tinha mangueiras amarelas, um bocal reto e amarelo e grampos amarelos do tipo Tinnerman.

Em 1960 e continuando até 1962, o MISTRAL tinha mangueiras amarelas, um bocal preto em linha reta e abraçadeiras aperfeiçoadas de nylon.

A última série de MISTRAIS utilizava mangueiras pretas, o novo bocal "Kleer EZ" e abraçadeiras pretas de nylon.

Em 1967, todos os reguladores da US Divers, incluindo o Mistral, foram equipados com um yoke longo para acomodar uma unidade de banjo para permitir o uso de um manômetro submersível - SPG (submersible pressure gauge).

 

O ROYAL MISTRAL

Em 1965, o ROYAL MISTRAL foi introduzido [números de séries de 1.499-2.514]. Este regulador tinha uma câmara balanceada dentro de seu corpo e proporcionou um esforço respiratório mais uniforme para todas as mudanças de pressão do tanque. O regulador possuía as latas de um cromo brilhante e uma atraente etiqueta de identificação com número de série vermelha e ouro. O regulador tinha mangueiras pretas, o bocal do tipo "Kleer EZ" e braçadeiras pretas de nylon.

Ao longo dos 14 anos de história do desenvolvimento dos reguladores da família MISTRAL por Gagnan, todos eles utilizaram um design simples, mas extremamente eficiente. As principais mudanças ao longo dos anos envolveu a peça com o orifício venturi e culminou na câmara balanceada do ROYAL MISTRAL.

O MISTRAL tornou-se o regulador de maior venda na Europa. Uma característica comum destes mecanismos notáveis é o pequeno número de peças. Sem contar as latas – corpos dos reguladores (metal ou resina), este número é muito pequeno (20 peças). Mas, ainda assim, os reguladores são de manutenção fácil e barata. Este projeto tem que ser considerado um dos desenvolvimentos mais significativos da história de mergulho.

 

Fonte:

www.vintagedoublehose.com



 
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