Go to Home  
 
Viking / Norserman

Os reguladores double hose Viking / Norseman foram desenvolvidos e fabricados pela empresa Christensen Tool and Engineering Inc. Aerotec Industries Aircraft Division, de Greenwich-Connecticut, no período de 1958 a 1963.

A empresa Christensen Tool and Engineering Inc. foi fundada por Kaj Christensen em 1946.

Em 1954, a Christensen, utilizando projeto de James P. Fay, desenvolveu protótipos de reguladores double hose.

Em 1955, Fay solicitou o registro da primeira de suas quatro patentes.

 

 

O desenho do regulador double hose, denominado Viking, era totalmente diferente dos projetos tradicionais existentes. Possuia uma forma de lata de cerveja-"beer can". 

Em meados de 1955, a NAVY's Experimental Diving Unit (NEDU) efetuou testes com o regulador e detectou uma série de problemas no projeto do Viking.

Fay, com a ajuda do experiente mergulhador comercial George Swindell, efetuou modificações no projeto para a solução dos problemas detectados. E, em 1958, se inicia a comercialização do regulador double hose Viking, que era feito juntamente com um set composto de cilindro, backpack e harness. 

Viking era um regulador de dois estágios e foi o primeiro a apresentar um dispositivo opcional que fucionava como fonte alternativa de ar - o primeiro octopus desenvolvido na indústria do mergulho.

 

 

Em 1960, a Christensen contratou a empresa Richard Sales and Associates, da Philadelphia - Pennsylvania, para efetuar a distribuição nos EUA.

Em 1961, a Christensen se muda, de Norwalk - Connecticut, para a cidade de Fairfield, no mesmo Estado, e adiciona a expressão "Norseman" no seu nome. No mesmo ano, a empresa Aerotec Industries Aircraft Division, de Greenwich-Connecticut, uma contratante qualificada pelo governo dos EUA, passa a produzir os reguladores Norseman.

 

 

 

Os reguladores Viking / Norseman desaparecem após um contrato efetuado com a Marinha Americana efetuado em 1962/1963.

As quatro patentes dos desenhos Viking/Norseman de James P. Fay foram (US PAT):

- 2.757.680 de 31/01/1955;

- 2.939.456 de 06/08/1956;

- 2.939.471 de 1958;

- 3.050.076 de 1960;

A produção dos reguladores Viking/Norseman utilizou as mangueiras e mouthpieces/bocais do tipo Kleer E-Z produzidos pela US Divers. Além de abraçadeiras do tipo de nylon para os Viking e Tinnerman para os Norseman.

Todos os modelos apresentavam um dispositivo composto de um parafuso de regulagem e ajuste do esforço respiratório (Breathing Resistence Ajusting Screw), com exceção dos Viking  em seu final de produção. Os porquês disso não constam dos manuais e na literatura existente.

 

 

Todos os modelos apresentam um dispositivo denominado de AIR-TAP, que tem a função de, após a remoção da tampa, servir para acoplamento do SAFETY TUBE.

O primeiro ocotopus que se tem conhecimento, e com a função de ser um segundo estágio de segurança em caso de emergências. Além dessa função desta porta de baixa pressão, ela poderia ser utilizada para efetuar a lavagem interna do regulador após os mergulhos, O modelo Norseman NAVY não possuia esta porta AIR-TAP

 

 

Outro dispositivo, existente em alguns modelos, era a Alavanca de Reserva. Ela tinha a função, através de uma posição pré-setada,  de funcionar como reserva quando a pressão atingisse 250 PSI. A outra função dessa alavanca era fornecer ar extra quando colocada em outra posição.

Ou seja, quando o mergulhador necessitasse de uma maior quantidade de ar, bastava "acionar" a alavanca e o sistema entraria em free-flow. Um dispositivo também útil para o desalagamento das mangueiras, através de um flush de ar nas mangueiras.

 

 

Não existem registros que possam determinar quantos reguladores foram produzidos de cada modelo.

 

Regulador Double Hose Viking

Este modelo foi fabricado e colocado para o mercado no período de final de 1958 até o final de 1960. A produção ocorreu na fabrica da Christensen de Norwalk, Connecticut.

É estimada uma produção de 2.500-2.600 reguladores double hose do modelo Viking.

 

 

 

 

Todas as caracterísitcas deste regulador foram desenvolvidas  pela Christensen Toolk and Engineering.

O label/rótulo era preto e dourado com o nome The Viking Regulator. A localização do fabricante aparecem, também, no rótulo (Norwalk-Connecticut), além da informação de Trade Mark - Pat.Pend.

Todos os reguladores deste modelo possuiam:

- Dispositivos AIR-TAP;

- Parafuso de ajuste da resistência respiratória (Breathing Resistence Ajusting Screw). Este dispositivo deixou de ser utilizado no final da produção dos Viking;

- Alavanca de Reserva e Flush. Observação: "Apesar de a bibliografia encontrada e alguns colecionadores (como Ed LaRochelle) afirmarem a inexistência do regulador Viking sem a Alavanca Reserva, eu possuo um na minha coleção (que denominei de Viking Sportsman)...fica aqui um grande mistério!"

- Mangueiras pretas com mouthpiece Kleer E-Z preto e mangueiras amarelas com mouthpiece Kleer E-Z preto (como uso no início de 1959)

A fábrica da Christensen se mudou para Fairfield-Connecticut em 1961 e a empresa Aerotec Industries Inc Aircraft Division, de Greenwich-Connecticut, começa a fabricar os reguladores Norseman.

Os modelos Norseman foram fabricados em 1961 e 1962 (alguns colecionadores e autores acreditam que a produção ocorreu também em 1963).

O label era azul e prateado com o nome Norseman Regulator. A inscrição do fabricante e sua localização aparecem, também, no rótulo (Aerotec Industries Inc - Aircraft Division - Greenwich-Connecticut), além dos números das patentes.

 

Regulador Double Hose Norseman Professional

O modelo Norseman Professional possuia as mesmas características e dispositivos do modelo Viking, inclusive, a presença do Breathing Resistence Ajusting Screw.

Tinham o número de série no label/rótulo começando com as letras "PR" (Professional Regulator). A produção foi pequena e acredita-se que foram produzidos apenas 250 reguladores deste modelo.

Vinham com as mangueiras amarelas e mouthpiece/bocal preto da US Divers. Possuiam abraçadeiras do tipo tinnerman e de plástico, iguais aos reguladores Viking

 

 

Regulador Double Hose Norseman Sportsman

Este é o mais raro dos dos modelos Norseman produzidos. Este modelo não possuia a alavanca de Reserva e Flush. Ele tinham mangueiras amarelas e mouthpiece/bocal do tipo Kleer E-Z preto.

O número de série constante no rótulo começa com as letras SR (Sportsman Regulator) e acredita-se que foi produzida uma quantidade muito pequena deste modelo - Não mais que 20 reguladores.

 

 

 

Regulador Double Hose Norseman Navy - Issue Navyship 394-0067

Este modelo foi fabricado para o Navy Department Bureau of Ships, em 1962. 

O label/rótulo é o mesmo dos outros modelos Norseman, O prefixo "N" era usado antes do número de série existente no rótulo, que era seguido pela letra "A". 

A produção deste modelo também não foi grande. Acredita-se algo em torno de 150 reguladores produzidos.

Este  modelo não possuia a alavanca Reserva e Flush, nem o dispositivo AIR-TAP. A presença do parafuso de ajuste de resistência respiratória é encontrada neste modelo. Possuem mangueiras e mouthpiece pretos e abraçadeiras plásticas.

Duas plaquetas com as expressões INTAKE e EXHAUST foram fixadas no corpo cilíndrico do regulador, por exigência da Marinha Americana, para evitar acidentes de inversão do posicionamento das mangueiras.

A melhor maneira para se identificar reguladores Viking/Norseman que perderam seus rótulos e a verificação da existência dos pinos existentes em cada lado, entre o yoke e o corpo do regulador. Se existirem este pinos, trata-se de um regulador double hose Viking

 

 

A revista Skin Diver publicou, em fevereiro de 1959, um artigo sobre a empresa Christensen e seus reguladores.

 

Bibliografia:

(1)  http://vintagedivertreasures.com/VDTdecalPage3.htm

(2)  http://www.sandiegodiving.com/education/items/13.html

(3)  http://www.vintagedoublehose.com/forum/viewtopic.php?f=17&t=4902

(4)  Norseman Catalog – from Vintage Double Hose Manuals and Catalog Link

(5)  The Journal of Diving History - Number 68: The Viking/Norseman Regulator - A Collector's Review by Ed Larochelle

 

Viking

Norseman



 
Apoio   Scuba Point Facebook

 
Terms of Use Copyright © CG-45 Collection     -     All Rights Reserved Contact